Osteopatia
A osteopatia é um método de diagnóstico e tratamento em que o fisioterapeuta utiliza técnicas manuais para corrigir bloqueios de movimento e sobrecargas, sejam elas de origem estrutural (problemas na coluna, nas articulações, músculos) ou orgânicas (dos órgãos internos, como refluxos, cólicas, aderências de cicatrizes). A técnica está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e de fisiologia humana.
Na osteopatia, o corpo do paciente é uma unidade integral, onde cada segmento ou órgão estão interligados a outros e interagem entre si. Quando tratamos uma dor lombar, por exemplo, primeiramente são buscadas as causas, que podem estar relacionadas à diferença de comprimento das pernas, alterações da mobilidade dos ossos quadril ou no mau funcionamento dos intestinos. Por isso, o paciente passa primeiro por uma avaliação detalhada para identificar a causa do seu problema, e só então serão realizadas as técnicas manuais necessárias. Dessa forma conquistamos resultados mais rápidos e definitivos, pois abordamos diferentes aspectos do nosso corpo.
As sessões de Osteopatia são individuais, iniciam com frequência semanal e são realizadas em maca de Flexo-distração. A técnica está indicada para tratamentos de dores na coluna, hérnias de disco, enxaquecas, dores articulares, refluxos, cólicas menstruais.